Que Droga

Álcool

alcool-cervejaO que é?

Álcool também é conhecido como birita, goró, mé, gole (tomar uns goles), beber, chapar, entre outros.

Álcool é a mais antiga e mais usada droga. Ele é um alterador o temperamento e é depressor mas em pequenas quantidades age como estimulante.

Tomando álcool

Álcool é feito quando o açúcar e outros carboidratos são fermentados (geralmente com a ajuda de fermento). Bebidas podem ser feitas de grãos (malte faz uísque, cevada faz cerveja, centeio faz vodka), frutas (uvas fazem vinho, maçãs fazem cidra) ou vegetais (batata faz vodka, sisal faz tequila, cana-de-açúcar faz cachaça).

O efeito é mais forte num estômago vazio. Misturando tipos diferentes de bebidas te deixam mais bêbado e acaba dando uma ressaca pior.

Altos e baixos

Álcool aumenta a animação, fazendo você mais feliz ou mais afetivo se você já se sente assim. Ele pode relaxar você, diminuir as inibições e tornar você mais mais sociável e confiante. Se seu astral está baixo, o álcool pode deixar ele mais baixo ainda. É bem conhecido por estimular as pessoas a causar agressões. Quando a bebida diminui as inibições, pode colocar você em risco de machucar e afetar seus julgamentos.

Por ser um depressor, álcool diminui as reações do seu corpo, causando fala embolada, falta de coordenação, visão embaçada, sonolência ou desmaio. Outros efeitos indesejados são vômito e desidratação (falta de água no corpo é a maior causa de ressacas). Altas doses causam apagões (não lembrar o que aconteceu) e doses muito altas podem causar envenenamento por álcool, que pode matar.

alcool-champagneSexo e álcool

Álcool pode  diminuir suas inibições e fazer você se sentir excitado e sexualmente confiante. Ele pode também fazer a pessoa menos travada, mais afetiva, sexualmente direta e querendo experimentar. O efeito anestésico pode diminuir tanto o apetite sexual como a capacidade de ter ereções.

Como a bebida afeta o julgamento das pessoas, isto pode fazê-las mais propensas a arriscar durante o sexo, incluindo pegar ou passar HIV. O álcool pode acabar com o controle do que você faz sexualmente, ou então você poderá não se lembrar do sexo que fez.

Um relacionamento de longo prazo?

Álcool é uma toxina de nível baixo (razão pela qual ele danifica o coração e o fígado em grandes bebedores e porque mulheres grávidas não devem beber).

Beber muito por muito tempo pode trazer problemas, como doença do fígado, câncer (da garganta, boca e fígado) e danos no cérebro. Beber em excesso mata milhares a cada ano.

O vício pelo álcool pode ser físico (os ‘tremores’ são um sintoma da fissura) ou psicológico (te dando um desejo enorme de continuar bebendo).

Álcool e outras drogas

Depressores – como o álcool é um depressor, misturar ele com outros depressores como GHB, ketamina ou tranqüilizantes como Valium pode fazer você desmaiar ou interferir na sua respiração ou coração (o que pode matar). Overdoses relacionadas ao GHB e mortes freqüentemente envolvem álcool; é arriscado tomar GHB se você está com bebida no seu corpo por ter bebido antes.

Ecstasy – bebida suaviza os efeitos da bala e ambos juntos podem desidratar o corpo perigosamente. Mortes relacionadas com bala freqüentemente envolvem álcool.

Cocaína – no corpo, o álcool combina com a cocaína para formar cocaetileno, que pode fazer os efeitos da coca mais fortes. Misturando os dos aumenta os danos feitos por ambas as drogas. Existe um risco maior de morte súbita quando as pessoas usam coca e bebida junto.

Como a bebida freqüentemente causa vômitos, misturar ela com outras drogas traz o risco de engasgar no vômito se você ficar inconsciente.

alcool-choppÉ bom saber

Beber água entre um copo ou outro de bebida alcoólica e antes de dormir evita a desidratação e os sintomas da ressaca.

Álcool pode fazer a ansiedade, depressão ou os problemas para dormir piores, então deve ser tratado com cuidado se você é vulnerável a estes.

Café não te deixa sóbrio. Apenas quando o álcool sair do seu corpo com o tempo que sim.

A lei

Para comprar bebida alcoólica você precisa ter 18 anos ou mais.

No Brasil, com a nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a ingestão de qualquer quantidade de álcool pelos motoristas. Antes desta lei era possível beber cerca de 2 copos de cerveja que a pessoa estaria dentro do limite de 60 decigramas de álcool por litro de sangue. Hoje, até um bombom de licor pode te denunciar.

A fiscalização é feita através de bafômetros. Se a pessoa se recusar a soprar no aparelho e existir fortes indícios de embriaguez, o polilcial pode encaminhar o motorista para a coleta de sangue ou pedir o exame por um médico-perito.

Quem for flagrado com uma dosagem superior a 0,2 gramas de álcool por litro de sangue (equivalente à ingestão de menos de uma lata de cerveja ou um cálice de vinho) pagará multa de 957 reais, receberá sete pontos na carteira de motorista e terá suspenso o direito de dirigir por um ano. Aqueles cuja dosagem de álcool no sangue superar 0,6 g/l (duas latas de cerveja) deverão ser presos em flagrante. As penas poderão variar de seis meses a três anos de cadeia, sendo afiançáveis por valores entre 300 e 1.200 reais. Os infratores também perderão o direito de dirigir por um ano.

Problemas com bebida

A maioria das pessoas com problemas com bebida na verdade não são alcoólatras. Muitas bebem apenas alguns dias na semana mas aí bebem em excesso.

Seu hábito de beber (ou o de alguém próximo a você) é um problema? Estes podem ser uns sinais:

  • Ficar tentando parar de beber
  • Ficar puto se as pessoas comentam o quanto você bebe
  • Se sentir culpado por beber
  • Precisar de uma bebida logo pela manhã

Se alguém está com ‘os tremores’ isto significa que ele é ‘dependente de álcool’ e ficar sem álcool de uma vez pode ser perigoso – consulte um médico.

Mais informações

Perguntas e respostas sobre a lei seca pela Revista Veja

Tire suas dúvidas sobre a lei seca para motoristas – Globo.com

Dicas para parar e ter ajuda

Alcoólicos Anônimos – AA

186 comentários sobre Álcool

  • 101
    Márcio disse:

    Meu Pai bebe todos os dias. o que eu posso fazer pra ajudar ou quais são os problemas que ele pode ter om isso? ele diariamente bebe umas 8 latinha de cerveja,isso pode trazer quais problemas???

  • 102
    KARINA disse:

    bebo desde os 18 anos estou com 26 durante 3 anos bebia todo dia cerveja pinga vinho vodk agora bebo cerveja so fim de semana e faço tratamento para emagreçer faz mal.

    • 102.1
      Que Droga disse:

      Reduzir a quantidade de álcool também vai ajudar no seu emagrecimento. Quanto á interação da cerveja com o tratamento para emagrecer, precisa ver com seu médico, e isto depende qual tipo de tratamento é este.

  • 103
    Junior disse:

    Oi, tomei remédio para parasitoses, com quanto tempo posso voltar a beber?

  • 104
    Aline UJ disse:

    Amor, Carinho, eu tenho de sobra, já a paciência ta esgotando, meu marido bebe todos os dias no almoço, na hora que sai do trabalho e na janta, se eu falo que ele deve pelo menos reduzir ele concorda na hora mas paresse que nem me ouviu, outro dia eu vi que ele estava tremendo, ele nem sentiu o tremor das mãos, choro todos os dias porque sei quais sãos os caminhos do alcoól , tenho parentes alcoolatras em minha família, sei o quanto isso é triste, causa muita dor e sofrimento, por mais ajuda que se oferece, a decisão é somente do individuo.

    talvez eu esteja escrevendo tudo isso em forma de desabafo,

    uns dos erros de beber todos os dias são os amigos que não tem consideração com a familia, por motivos mil fazem isso, uns dizem porque a mulher é relaxada, outros por causa dos problemas no trabalho, e muitos por solidão,.

    eu preciso de ajuda pra ele poder enxergar e assumir que é alcoolista.

    Me ajudem se possivel for, mesmo que sejam com palavras ânimo e motivação.

    desculpem se causei chateação.

    obrigada pela atenção!

    AlineUj

  • 105
    Andreia disse:

    oi…
    bebo só finais de semana,mas bebo tanto que fico em estado lamentavel,faço coisas horriveis,mas o pior e que nao lembro de nada que faço no outro dia,faço meus amigos passar vergonha,to arrazada,uma vez falei que iria parar de beber mas nao parei,mas agora vou parar…preciso de ajuda

    • 105.1
      Ana disse:

      Andréia, acontece o mesmo comigo, bebo som nos fins de semana mas faço coisas terríveis e não lembro depois… Podemos compartilhar nossas experiencias, se vc puder me deixar um contato…Obrigada

Os comentários estão desabilitados no momento devido à falta de doações.

Achou o conteúdo deste site útil? Colabore fazendo uma doação de qualquer valor.


Todo o conteúdo deste site é fornecido apenas para informações gerais. Consulte sempre seu médico. Leia a página Sobre este Site.
© 2014 Que Droga - Informações e esclarecimentos - Produzido usando WordPress e canetinhas Stabilo - Textos (RSS) e Comentários (RSS).