Que Droga

Onde procurar ajuda?

Quando o uso de drogas se torna constante, isso pode causar sérios problemas para a vida da pessoa. O vício pode levar à perda de emprego, problemas financeiros, brigas na família, problemas de saúde, etc. Existem algumas recomendações para ajudar a parar de usar drogas. Lidar com tudo isso sozinho pode ser difícil para algumas pessoas, portanto é uma boa idéia procurar ajuda pra parar de usar drogas e facilitar que tudo volte ao normal. Consulte abaixo algumas instituições que podem ajudar no tratamento contra a dependência química, seja do adicto ou de seus familiares.

NA – Narcóticos anônimos

NA é uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países. O objetivo deste grupo é levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. As reuniões são gratuitas.

A afiliação à Narcóticos Anônimos é aberta a qualquer adicto a drogas, independente do tipo ou combinação de drogas usadas.  A afiliação à Narcóticos Anônimos é inteiramente voluntária. Não existem arquivos sobre a frequência e nem listas de membros seja para uso interno de NA ou para qualquer outro uso. Os membros frequentam as reuniões quando lhes convém.

A base do programa de recuperação de Narcóticos Anônimos é uma série de atividades pessoais conhecida como Doze Passos, adaptados de Alcoólicos Anônimos. Estes “passos” incluem a admissão de que existe um problema, a busca de ajuda, auto-avaliação, partilha em nível confidencial, reparar danos causados e trabalhar com outros adictos a drogas que queiram se recuperar.

Site: www.na.org.br
Encontre o NA mais próximo de você
Telefones

Vivavoz

A família pode colaborar tanto do surgimento do abuso de drogas quanto como instituição protetora para a saúde de seus membros.

O VIVAVOZ é um serviço de call center totalmente gratuito e aberto à comunidade, especializado em oferecer orientações e informações científicas sobre a prevenção do uso indevido de drogas.

Falar sobre drogas não é uma tarefa fácil, mas pode ser a principal atitude para não se envolver com elas. Esta é uma das razões para a criação do VIVAVOZ. Enfim, uma boa conversa pode ser um bom começo!

Telefone: 0800-510-0015

Amor Exigente

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
Telefones: (19) 3252-2630, 3252-3968, 3305-5538, 3305-5539 e 3305-5543. Fax: (19) 3252-2630
Endereço: Travessa Álvares de Azevedo, 52 – Cambuí – Campinas/SP

AA – Alcoólicos anônimos

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

Site: www.alcoolicosanonimos.org.br
Localize a reunião mais próxima de você, separadas por Estado e cidade
Plantão 24 horas: (11) 3315-9333
Av. Senador Queiroz, 101, 2º Andar – Cj 205 – São Paulo – Tel.: 11 3229 3611

Nar-Non

Este serviço é voltado para as famílias dos dependentes de drogas. Só quem tem um familiar adicto sabe a dificuldade que é lidar com este problema. E a falta de informações às vezes faz com que a família atrapalhe ainda mais a situação. O Nar-Non atua como suporte ajudando na compreensão do problema da droga e propondo soluções, através dos seguintes passos:

  • Aprender que a dependência química (adicção) é uma doença
  • Compartilhar as dificuldades
  • Substituir o desespero pela esperança
  • Melhorar o relacionamento familiar
  • Readquirir auto-confiança

As reuniões acontecem entre pessoas que passam por problemas similares, sempre no anonimato.

Site: www.naranon.org.br
Conheça o grupo Nar-Non mais próximo de você
Rua 1º de março, 125/801, Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2283-0896

Serviços públicos

As prefeituras de alguns municípios realizam trabalhos anti-drogas, portanto consulte na sua cidade a Secretaria de Saúde para obter mais informações e ver se é possível conseguir tratamentos gratuitos incluindo internação.

Clínicas particulares

Existem várias clínicas particulares para internação, desintoxicação e tratamento da dependência química que podem apresentar bons resultados. Algumas delas podem ser encontradas pelos anúncios à direita nesta página ou abaixo.

7 comentários sobre Onde procurar ajuda?

  • 1
    ELIZABETH GALDINO disse:

    DIVULGUEM MAIS SEU SITE É MUITO BOM, PARABENS

  • 2
    Cantareira disse:

    Parabéns pelo blog e pelo artigo! Conheço uma clínica séria que tem trabalhado fortemente no tratamento e recuperação de dependentes de droga e álcool, http://www.ctcantareira.com.br. Se puder, Visite-os e conheça o sério trabalho.

  • 3
    Castilho disse:

    Olá,

    Parabéns pelo site!

    Gostaria de informar que em diversas cidades do Brasil já estão em atividade os CAPS AD (Centro de Apoio Psicossocial para álcool e outras drogas) com diversos serviços gratuitos oferecidos por equipes multidisciplinares (psicólogos, médicos, enfermeiros etc).

    Se não existe um CAPS AD em sua cidade, eis uma ótima questão a ser discutida com os governantes locais quanto à sua implantação.

    Abraços.

  • 4

    Faz 60 anos que nasci bipolar escrevio livro, Pensamentos de um Bipolar. 320pg,para conhece-lo acesse http://www.sercelpirani.com.br, estou terminando de escrever, O Bipolar e as Drogas.

  • 5
    Juli disse:

    Excelente o site! Informações claras e esclarecedoras, com uma linguagem de fácil compreensão p/ internautas leigos no assunto. Além de dar uma ajuda imensa p/ aqueles que pretendem largar o vício. Pedi alguns esclarecimentos via e-mail, para o dono do site,durante a noite e recebi a resposta já no início da manhã do dia seguinte.Isso demonstra o carinho e o respeito com que somos tratados. Não é apenas um site informativo, mas com um envolvimento e interesse real pelos internautas que procuram informações, respostas e ajuda. Poderiam criar consultas online, cobrando por tempo. Já teria uma cliente!…Abrax,Juliana

  • 6
    carol disse:

    que trsiteza, li tudo e meu marido ja passou pelo na psicologos clinicas psiquiatras eu ja partipei do viva voz pisicologs junto com ele e ele esta na ativa direto!
    q faço?

Os comentários estão desabilitados no momento devido à falta de doações.

Achou o conteúdo deste site útil? Colabore fazendo uma doação de qualquer valor.


Todo o conteúdo deste site é fornecido apenas para informações gerais. Consulte sempre seu médico. Leia a página Sobre este Site.
© 2017 Que Droga - Informações e esclarecimentos - Produzido usando WordPress e canetinhas Stabilo - Textos (RSS) e Comentários (RSS).