Jarra de leite e copo em fundo preto

9 dicas para cortar o efeito de drogas

Quando uma pessoa usa drogas, o ideal é saber o que está usando, qual a concentração, os efeitos positivos e negativos, e o tempo de efeito. Mas sabemos que usuários de drogas às vezes querem que o efeito da droga passe. Isso pode acontecer por vários motivos, por exemplo quando o usuário não conhece seus limites e usou demais, ou que usou algo mais forte do que estava habituado, ou comeu um brigadeiro de maconha que demorou pra fazer efeito mas quando bateu veio com muita força.

Motivos externos também podem fazer alguém querer ficar sóbrio, como ser chamado para o trabalho logo depois de fumar um baseado. Estas situações podem gerar agonia ou desespero na pessoa, que se sente muito louca e precisando ficar sóbria rapidamente. Se a pessoa estiver sentindo sintomas de uma bad trip (viagem errada), existem técnicas para não ter ou para sair de uma bad trip.

É importante lembrar que nessas situações, apesar da pessoa estar viajando e se sentir desconfortável, não é uma situação de vida ou morte. A não ser que esteja usando grandes quantidades de drogas como GHB e ketamina ou misturando drogas que não devem ser usadas juntas. A maioria dos sintomas de drogas alucinógenas como maconha e LSD (doce) passam em minutos ou no máximo em algumas horas. É claro que esse tempo vai parecer uma eternidade quando a pessoa está preocupada em sair da viagem. Se a viagem não estiver passando mesmo depois de dias, pode ser sinal de outros problemas, veja aqui nesta página específica.

Fique tranquilo que existem algumas táticas que você pode experimentar para reduzir os efeitos de drogas e voltar a se sentir normal novamente. Confira aqui coisas pra fazer quando você estiver muito alto e precisar baixar a bola. Mas não espere que estas dicas aqui façam você ficar sóbrio de uma hora para outra. A redução dos efeitos geralmente depende de vários fatores como tipo de droga e quantidade. E algumas dicas podem funcionar para certas pessoas e piorar a situação para outras. De qualquer forma, segue a lista e boa sorte!

1- Respirar fundo

Se você estiver muito louco, é natural começar a se desesperar. Infelizmente, estressar só piora as coisas. Respiração funda, chamada diafragmática, que começa do fundo do pulmão próximo à barriga e instantaneamente ativa mecanismos de relaxamento do sistema nervoso. Inspire pelo nariz até sentir a parte de baixo do seu pulmão e abdômen cheia de ar, depois expire lentamente pela boca, fechando um pouco os lábios como se estivesse soprando uma vela. Repita por alguns minutos.

2- Hidratar-se

Beber bastante água pode aliviar a sensação de boca seca e te ajudar a ficar sóbrio mais rapidamente. A ciência por trás disso é bem simples. Quando se fuma maconha ou usa outra droga alucinógena, o princípio ativo da droga sobe pela corrente sanguínea até o cérebro. E como o cérebro é feito em sua maior parte de água, aumentar a quantidade de água pode ajudar a diluir a droga do seu corpo.

3- Limonada suíça

Frutas cítricas têm sido usadas há muito tempo como antídoto contra os efeitos da maconha. Elas são capazes de reduzir os efeitos psicoativos do THC e potencialmente de outras drogas também. Isso porque limões, limas e laranjas possuem limoneno, uma substância do tipo terpeno, que é conhecida pelas suas propriedades medicinais. O limoneno também é relaxante e alivia os sentimentos desconfortáveis associados com o fato da droga bater muito forte. A recomendação é de tomar um suco tipo limonada suíça, que é feita batendo toda a fruta, já que as substâncias benéficas se concentram na casca.

 4- Pimenta do reino

Como nas frutas cítricas, existe um terpeno na pimenta do reino chamado beta-cariofileno, o que pode fazer a pessoa se sentir melhor se está sob efeito de drogas. O beta-carofileno se liga aos mesmos receptores do THC no cérebro, produzindo um efeito calmante na mente e no corpo. Mastigar dois ou três bolinhas de pimenta do reino vai bloquear os receptores de THC e te ajudar a fazer passar o efeito de drogas.

5- Leite

Não existe confirmação científica que prove que o leite interfira na absorção de THC ou outras drogas. Mas o leite pode agir de outras maneiras para cortar o efeito de drogas. Um dos mecanismos pode ser a presença de um aminoácido chamado triptófano, que pode acalmar o cérebro. É por isso que se diz que um copo de leite antes de ir deitar-se ajuda a pegar no sono. Mas lembre-se que o leite contém pequenas quantidades de triptófano, o que não é suficiente para induzir o sono, apenas acalmar a pessoa. Este aminoácido é precursor da serotonina e da melatonina, e é essencial à nossa alimentação, já que não produzimos ele naturalmente.

Outro mecanismo é que o leite possui carboidratos e gordura. Está provado que comer carboidratos e gordura pode ajudar a reduzir níveis de entorpecentes na corrente sanguínea.  Mas algumas pessoas experientes dizem que o leite não corta efeito de drogas. Tem gente que até usa maconha para poder apreciar o sabor de leite puro, o que prova que o leite não corta o efeito totalmente.

6- Comida

Quando você come, o sangue flui mais para o seu sistema digestivo para realizar a digestão. Isso reduz a quantidade de sangue fluindo no seu cérebro, o que ajuda a contrabalancear os efeitos de drogas psicoativas.

Outro aspecto é que o princípio ativo de algumas drogas como a maconha é oleoso. Quando se come comidas gordurosas, ou lipídios, esses podem sequestrar o THC no sangue e ajudar a metabolizar a substância ao invés de deixa-la ir para o cérebro. Mas se você comeu maconha como num brigadeiro, saiba que a gordura vai na verdade ajudar na absorção dela, do estômago para a sua corrente sanguínea.

Parece que chocolate e leite ajudam no processo químico para fazer com que o THC se movimente pelo organismo e seja eliminado mais rapidamente.

7- Dormir

O método mais óbvio para ficar sóbrio é dormir. Com algumas horas de sono, você vai estar dando tempo ao seu organismo para metabolizar a droga e encaminhá-la para eliminação pelas vias naturais como a urina. Mas algumas drogas não permitem que você durma, portanto vai depender do que você tomou.

8- Café

O café te deixa mais concentrado e alerta, portanto se a droga que tomou está te deixando desligado ou sonolento, umas boas doses de café podem te ajudar. Isso pode te ajudar se precisa se concentrar em alguma coisa como ler ou processar informações.

9- Chuveiro

Tomar um banho frio é uma boa maneira de reduzir os efeitos de drogas. Não precisa ser um banho totalmente gelado, se não quiser. Mas a exposição a água fria está comprovada cientificamente que deixa as pessoas mais alertas. Isso porque o frio estimula respiração profunda, o que aumenta o nível de oxigênio e melhora as funções cardíacas, acelerando a circulação e abaixando a pressão sanguínea.

Resumo

Estas dicas colocadas aqui foram coletadas de diversas fontes pela internet. Portanto, elas não são recomendações médicas ou resultado de estudos científicos. Portanto, recomendo cautela.

O ideal é, se for usar drogas, que o faça com segurança e consciência do que está fazendo. Dosagens, qualidade da droga, locais de uso e tempo de efeito precisam ser analisados antes de se tomar qualquer coisa. Mas sei que pode existir uma situação onde alguém precisa sair de uma viagem antes da hora normal. As dicas apresentadas aqui podem funcionar como recursos emergenciais nessas horas, mas nunca como solução de uso frequente.

Se está abusando de drogas frequentemente, e se isso está causando problemas para você ou para outras pessoas, consulte a página sobre como parar de usar drogas.