Que Droga

Álcool

alcool-cervejaO que é?

Álcool também é conhecido como birita, goró, mé, gole (tomar uns goles), beber, chapar, entre outros.

Álcool é a mais antiga e mais usada droga. Ele é um alterador o temperamento e é depressor mas em pequenas quantidades age como estimulante.

Tomando álcool

Álcool é feito quando o açúcar e outros carboidratos são fermentados (geralmente com a ajuda de fermento). Bebidas podem ser feitas de grãos (malte faz uísque, cevada faz cerveja, centeio faz vodka), frutas (uvas fazem vinho, maçãs fazem cidra) ou vegetais (batata faz vodka, sisal faz tequila, cana-de-açúcar faz cachaça).

O efeito é mais forte num estômago vazio. Misturando tipos diferentes de bebidas te deixam mais bêbado e acaba dando uma ressaca pior.

Altos e baixos

Álcool aumenta a animação, fazendo você mais feliz ou mais afetivo se você já se sente assim. Ele pode relaxar você, diminuir as inibições e tornar você mais mais sociável e confiante. Se seu astral está baixo, o álcool pode deixar ele mais baixo ainda. É bem conhecido por estimular as pessoas a causar agressões. Quando a bebida diminui as inibições, pode colocar você em risco de machucar e afetar seus julgamentos.

Por ser um depressor, álcool diminui as reações do seu corpo, causando fala embolada, falta de coordenação, visão embaçada, sonolência ou desmaio. Outros efeitos indesejados são vômito e desidratação (falta de água no corpo é a maior causa de ressacas). Altas doses causam apagões (não lembrar o que aconteceu) e doses muito altas podem causar envenenamento por álcool, que pode matar.

alcool-champagneSexo e álcool

Álcool pode  diminuir suas inibições e fazer você se sentir excitado e sexualmente confiante. Ele pode também fazer a pessoa menos travada, mais afetiva, sexualmente direta e querendo experimentar. O efeito anestésico pode diminuir tanto o apetite sexual como a capacidade de ter ereções.

Como a bebida afeta o julgamento das pessoas, isto pode fazê-las mais propensas a arriscar durante o sexo, incluindo pegar ou passar HIV. O álcool pode acabar com o controle do que você faz sexualmente, ou então você poderá não se lembrar do sexo que fez.

Um relacionamento de longo prazo?

Álcool é uma toxina de nível baixo (razão pela qual ele danifica o coração e o fígado em grandes bebedores e porque mulheres grávidas não devem beber).

Beber muito por muito tempo pode trazer problemas, como doença do fígado, câncer (da garganta, boca e fígado) e danos no cérebro. Beber em excesso mata milhares a cada ano.

O vício pelo álcool pode ser físico (os ‘tremores’ são um sintoma da fissura) ou psicológico (te dando um desejo enorme de continuar bebendo).

Álcool e outras drogas

Depressores – como o álcool é um depressor, misturar ele com outros depressores como GHB, ketamina ou tranqüilizantes como Valium pode fazer você desmaiar ou interferir na sua respiração ou coração (o que pode matar). Overdoses relacionadas ao GHB e mortes freqüentemente envolvem álcool; é arriscado tomar GHB se você está com bebida no seu corpo por ter bebido antes.

Ecstasy – bebida suaviza os efeitos da bala e ambos juntos podem desidratar o corpo perigosamente. Mortes relacionadas com bala freqüentemente envolvem álcool.

Cocaína – no corpo, o álcool combina com a cocaína para formar cocaetileno, que pode fazer os efeitos da coca mais fortes. Misturando os dos aumenta os danos feitos por ambas as drogas. Existe um risco maior de morte súbita quando as pessoas usam coca e bebida junto.

Como a bebida freqüentemente causa vômitos, misturar ela com outras drogas traz o risco de engasgar no vômito se você ficar inconsciente.

alcool-choppÉ bom saber

Beber água entre um copo ou outro de bebida alcoólica e antes de dormir evita a desidratação e os sintomas da ressaca.

Álcool pode fazer a ansiedade, depressão ou os problemas para dormir piores, então deve ser tratado com cuidado se você é vulnerável a estes.

Café não te deixa sóbrio. Apenas quando o álcool sair do seu corpo com o tempo que sim.

A lei

Para comprar bebida alcoólica você precisa ter 18 anos ou mais.

No Brasil, com a nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a ingestão de qualquer quantidade de álcool pelos motoristas. Antes desta lei era possível beber cerca de 2 copos de cerveja que a pessoa estaria dentro do limite de 60 decigramas de álcool por litro de sangue. Hoje, até um bombom de licor pode te denunciar.

A fiscalização é feita através de bafômetros. Se a pessoa se recusar a soprar no aparelho e existir fortes indícios de embriaguez, o polilcial pode encaminhar o motorista para a coleta de sangue ou pedir o exame por um médico-perito.

Quem for flagrado com uma dosagem superior a 0,2 gramas de álcool por litro de sangue (equivalente à ingestão de menos de uma lata de cerveja ou um cálice de vinho) pagará multa de 957 reais, receberá sete pontos na carteira de motorista e terá suspenso o direito de dirigir por um ano. Aqueles cuja dosagem de álcool no sangue superar 0,6 g/l (duas latas de cerveja) deverão ser presos em flagrante. As penas poderão variar de seis meses a três anos de cadeia, sendo afiançáveis por valores entre 300 e 1.200 reais. Os infratores também perderão o direito de dirigir por um ano.

Problemas com bebida

A maioria das pessoas com problemas com bebida na verdade não são alcoólatras. Muitas bebem apenas alguns dias na semana mas aí bebem em excesso.

Seu hábito de beber (ou o de alguém próximo a você) é um problema? Estes podem ser uns sinais:

  • Ficar tentando parar de beber
  • Ficar puto se as pessoas comentam o quanto você bebe
  • Se sentir culpado por beber
  • Precisar de uma bebida logo pela manhã

Se alguém está com ‘os tremores’ isto significa que ele é ‘dependente de álcool’ e ficar sem álcool de uma vez pode ser perigoso – consulte um médico.

Mais informações

Perguntas e respostas sobre a lei seca pela Revista Veja

Tire suas dúvidas sobre a lei seca para motoristas – Globo.com

Dicas para parar e ter ajuda

Alcoólicos Anônimos – AA

186 comentários sobre Álcool

  • Ana disse:

    já não bebo há mais de 1 mês, ainda tenho álcool no sangue?? ou seja, ainda tenho toxinas de alcool no sangue?
    quanto tempo demora para sair de vez do organismo??

  • Que Droga disse:

    Olá Ana.

    Provavelmente não existe mais nenhum resíduo no seu sangue, ou seja, metabólitos do álcool.

    O álcool é metalbolizado em cerca de 8 horas e apenas o acetaldeído permanece mais tempo e é responsável pela ressaca, mas não dura mais que 24 horas. O que pode acontecer é alguma lesão em algum órgão, que pode ser por uso agudo ou crônico.

    Principlamente fígado, pâncreas, coração e cérebro podem sofrer lesões agudas ou crônicas com álcool.

    Pessoas com doenças graves nos rins ou fígado podem ter dificuldade de eliminar ou metabolizar o álcool, mas este atrazo não seria por mais de 1 mês.

  • edgard disse:

    adorei esse site, finalmente algo util a respeito das drogas na internet. a maneira que as drogas sao retratadas aqui fazem com que as pessoas realmente saibam o que vao usar ou o que usaram.
    Parabens!

  • SORAYA MELO disse:

    a pessoa fica em inconsciente quando bebe? quero saber, pq todo mundo colocar a culpa na bebida.

  • fernanda disse:

    O pai da minha amiga parou de beber a 2 anos, só que depois de um tempo ele começou a passar mal e faleceu. Gostaria de saber porque depois que parou de beber ele deu cirrose?

    • Giuliano disse:

      Na verdade não foi porque ele parou de beber, a cirrose é uma doença silenciosa, porém, somente quando o fígado está gravemente ferido gera sintomas. Então provavelmente fígado dele já estava comprometido.

  • magno neto disse:

    Ja usei muitas drogas e alcool é umas das piores, porque é viciante ao extremo e legalizada…. hipocrisia pouca é bobagem.

  • adorei este site, pelo menos algo q realmente presta mesmo na net, para saber e poder pesquisar mais das drogas, para poder fazer um trabalho de escola, para fazer uma palestra, realmente este site é bom, agora os outros são uma droga q fala de droga… rsrsr… muito bom mesmooo

  • Jayne Barros disse:

    Pô meu que legal tudo isso, me esclareceu muitas duvidas valew mesmo. Muito obrigadão! beijos*

  • Sentinela disse:

    Alcool, apesar de seu efeito ser bom, por relaxar e deixar vc mais confiante, pode causar sérios danos.

    Pelo fato de ser legalizado e vendido em qualquer buteco ou mercado, faz vc viciar mais ainda!

    Tenhu um amigo que foi viciado em pó durante 11 anos, parou faz 1 ano, sem danos ou alterações fisicas. Ele está mto bem, na boa.. acho dificil ele morrer hehe e assim espero.

    Por outro lado tenhu um primo que era viciado em alcool e cigarro durante 8 anos (menos tempo que o outro amigo de cocaina), parou faz 2 anos e ficou doente. O médico disse que foi o uso durante mto tempo dessas drogas legalizadas (alcool e tabaco!)

    Só espero que não aconteça o mesmo do pai da amiga da usuaria Fernanda. Ele tem chances de escapar, mais isso prova que as vezes as drogas legalizadas fazem mais mal que as não legalizadas.

    Não estou defendendo nenhuma delas, acho td uma merda.. porém vejo que tem mais pessoas morrendo com alcool e tabaco.

    As vezes o fato de ser legalizado e conseguir em qualquer lugar, afeta na quantidade de consumo.

    Logicamente, os usuarios que consomem drogas, não proibidas tem mto mais chances de usar mais, do que outros que usam proibidos.

    Qual faz mais mal, só legalizando td e comparar as quantidas, ou proibir todas!!!!

    • Giuliano disse:

      Álcool é viciante e lícito, é a pior droga que afeta diretamente muitos órgãos, cigarro outra porcaria lícita, como disse, as drogas lícitas são as piores, o mundo é hipócrita, e pior álcool e volante são as piores morte, perdi um amigo assim. São a favor da proibição de todas as drogas.

  • Re disse:

    O álcool dura mais do que 12 horas no sangue? Em um homem de 28 anos, acostumado a beber, alimentado e etc.?

  • marcia disse:

    meu marido tem 45 anos bebe ja faz 30 anos de tudo mistura cerveja com outras bebidas e fuma muito tbm, agora esta com polineuropatia alcoolica, esta com vomito e diarreia todos os dias, e ainda continua bebendo todo dia, sera que estes sintomas indicam alguma doença seria do figado?

    • Que Droga disse:

      Olá Márcia.
      O alcoolismo crônico geralmente leva à doença hepática. Os sintomas que descreveu podem ser de problema do fígado sim, mas só um exame de sangue e o toque abdominal feito pelo médico podem dizer com certeza.

  • xana disse:

    oi, li o vosso site e ta mt fixe, da pa exclerecer bué duvidas.
    tenho um amigo que sempre que vai sair, bebe até ás tantas, ás vezes chega a chegar á excola com ressaca, para além de fumar á quase 5 anos. já tentei com que deixa-xe de fumar, mas ele continua viciado e quanto a bebida ele diz que só bebe quando sai á noite, gostava mt de o ajudar e de conseguir com que ele percebesse onde se tá a meter, mas não sei como o fazer, podiam dar-me dicas po ajudar.
    bigada

  • fernando disse:

    ola fiquei 30 dias sem beber para realizar exame de gama gt porem bebi no 29 dia ai fiquei mais dois dias sem beber dinovo ai fiz o exame vai constar alcool no meu sangue

    • Que Droga disse:

      Ola Fernando, nao encontrei dados sobre o tempo de detecção do álcool no sangue pelo exame Gama GT (YGT), quem sabe você não pode nos informar o que deu no seu resultado?

  • Lucas disse:

    “Misturando tipos diferentes de bebidas te deixam mais bêbado e acaba dando uma ressaca pior.”

    Isso é mito, misturar bebidas não deixa mais bêbado. Fica-se mais bêbado por ingerir maior quantidade de álcool, não por misturar bebidas.

  • Markos disse:

    Lucas cientificamente, é um mito.
    Não há comprovação que a mistura é pior que tomar um só tipo de bebida.
    Acho que é mais do organismo, pq a mim tb faz mal misturar em doses elevadas.

  • tenho problema de alcolismo na familia , a pessoa bebe td dia oque pode acontecer com essa pessoa?

  • Marcella disse:

    Oi
    Quando meu namorado bebe muito, permanece bebado durante muito tempo. Tipo, no outro dia ele fica cheirando a alcool e agindo de maneira forma do normal durante quase todo o dia, mesmo tendo parado de beber a horas. Será algum problema de fígado?
    Me ajudem por favor.

    • Giuliano disse:

      Problema no fígado não é, mas poderá ter a longo prazo ingerindo MUITO álcool, o que acontece é que mesmo parando de beber, é provável que seu organismo não tenha eliminado todo álcool, por isso, pode continuar “meio bêbedo”.

  • Juliana disse:

    nossa amei esse site , eu tava fazendo uma pesquiza pra trabalho de escola e encontrei tudo aqui , muito bom mesmo .

  • natalia disse:

    muito obrigado pela ajuda

  • Que Droga disse:

    Andressa,

    o consumo constante de álcool pode levar a diversos problemas, principalmente no fígado.

    Marcella,
    ficar com cheiro de álcool no outro dia não quer dizer que ele está com problema no fígado, mas o consumo de grandes quantidades pode gerar a cirrose hepática.

  • mariana disse:

    quanto tempo depora pro alcool sair do organismo?

  • Vanessa disse:

    Muito bom o site! Estava fazendo uma pesquisa de escola e encontrei tudo aqui… Parabéns pelo trabalho!

  • loirah disse:

    nossa ameii só que ta faltandoo uma coiisa.. colocar os efeitos adversos e procurados…maiis foi mito bm feitoo mesmo!
    a galera do marabá vaii amar!
    bjs

  • laide disse:

    quero saber se a pessoa que toma bebida alcóolica forte – (cachaça)- se a mesma agredir uma pessoa fez isso conscientemente, ou não vai se lembrar de nada?

    • Que Droga disse:

      Olá Laide.
      Grandes quantidades de bebida alcoólica podem causar amnésia temporária, ou seja, no outro dia a pessoa não se lembra de algumas coisas que fez. Na hora que está bêbada ela geralmente age de acordo com o julgamento que tem no momento, que é a sua própria consciência mas um pouco alterada pelo álcool, ou seja, ela perde um pouco do auto-controle das suas ações.

  • carol disse:

    Gente, me ajuda!!!!!
    Fla ai galera, pelo o que que o alcool pode ser substituìdo??
    Dùvida constante!!!

    • Que Droga disse:

      Olá Carol.
      Não entendi sua pergunta. Você quer saber se uma pessoa que usa álcool, se quer usar outra coisa, por qual droga que o álcool pode ser substituído? É isso? Se for, então a resposta é nenhuma! Cada droga tem seus efeitos específicos, e nenhuma vai dar os mesmos efeitos que o álcool.

  • Raphael disse:

    Quando uma pessoa comeca a ter alucionacoes de alcool quer dizer que ja tenha passado alem dos limites? Ou algumas pessoas sao mais vuneraveis que as outras?

  • polly disse:

    muito bom as pessoas pararem de beber..

  • l disse:

    eu bebi sexta a noite, vou fazer exame de sangue domingo de manha, vi alterar algo. meu namorado nao pode saber eu bebi, ele fica bravo. da pra saber pelo resultaos do exame s eu bebi ou nao?

    • Que Droga disse:

      Olá l,
      É preciso saber qual exame de sangue vai fazer. Se for exames normais, eles não detectam a presença de álcool. Talvez, se a pessoa beber com frequência e grandes quantidades, vai ter a atividade do fígado alterada e isto pode ser detectado em exames de sangue comuns.
      Mas se for feito um exame para ver a presença do álcool mesmo, ele pode ser detectato em até 24 horas depois de tomado. Já que vai fazer o exame mais de um dia depois, então as chances são nulas.

  • Vinicius disse:

    Olá, não estou tão acostumado a beber, e bebi no dia 28 uns 3 copos de vodka com coca… e até hoje (dia 30) estou com um mau estar e um pouco de dor de cabeça..
    quando eu faço refeições, melhora um pouco, mais ainda me sinto fraco e com medo de vomitar novamente.. é normal??
    obrigado!!

    • Que Droga disse:

      Não é normal. Parece que seu estômago não aceitou bem e está com alguma irritação ou inflamação tipo gastrite. Talvez precisará de consultar um gastroenterologista para ver formas de aliviar isto.

    • Giuliano disse:

      Depende qual foi a proporção de vodka com a coca, se foi muuuuuuuita vodka com um poko de coca e você que não está acostumado, com certeza sentiu na pele e nos órgãos os malefícios do álcool. CUIDE-SE

  • Valdir disse:

    Eu queria saber se o álcool pode ser substituído mas sem a mesma idéia da questão acima, referente a esse assunto.

  • letícia disse:

    bebida é também uma droga mais vai se acabado de pouko a pouko vai detonado com o pulmÃO E CORRE PELO CORAÇÃO É DEIXA A PESSOA ICONSIENTE SEM SABER O KE TAH FAZENDO.
    BJo

  • Willian disse:

    Ola!
    tm uma pessoa na minha familia q bebe bastante, mas naum para d beber nem se estiver tomando remédio.. isso pode ser pq a pessoa ja esta em dependencia?? e o alcool pode causar emoragias internas??

  • Alessandra disse:

    Boa noite!
    Tenho costume de tomar cerveja pelo menos 3X na semana, fiz o GGT e estava 109, procurei um especialista e ele disse pra eu não preocupar muito pois, 3 meses sem a cerveja voltava tudo ao normal,vou começar uma dieta nessa semana para desintoxicar, vcs concordam com o médico? O fígado tem mesmo a capacidade de regeneração? Qual é o tempo mínimo pra dar resultado, 1 ou 3 meses? Obrigada!!!!

    • Que Droga disse:

      1 mês talvez não seja suficiente, tente ficar pelo menos 2!

      E sim, o fígado se regenera, mas precisa estar sem álcool e sem medicamentos que o sobrecarregam.

      Mas não vai adiantar nada se continuar a beber como antes depois…

      A dica é moderação!

  • Gustavo disse:

    Bebi cerveja, e também vodca com energético, e vodka com coca-cola…
    Acordei hoje com uma dor de cabeça da p**, e suando igual um porco. Fiquei muito desidratado. Não vejo a hora de me sentir bem outra vez. Feliz natal.

  • Alda disse:

    Sou uma jovem de 29anos.Sou completamente dependente do alcool à 2anos,depois da morte dos meus pais num incêndio.Bebo tudo,mas mesmo tudo o que vier.O alcool é a minha única companhia,à custa disso fui violada e engravidei sem saber de quem.Já estou de 5 meses e são gemeos.Com o peso da barriga e do alcool nem me aguento em pé,sempre a cambalear.Saio de manhã pelas 8h00 para beber(já bebeda)e volto à noite pelas 19h00 continuando sempre a beber.Desde que cheguei,pelas ditas 19h00,já bebi 5 garrafas de vodkca,fora o que bebi desde pela manhã sendo que muitas vezes nem à cama vou.AJUDEM-ME POR FAVOR,estou completamente desesperada.

  • michelle disse:

    meu marido tem 47 anos bebe todos os dias… existe algum tratamento ou algum medicamento que faca ele parar de beber???

  • raimundo disse:

    tenho 31 anos bebo desde 18 fiz exame e deu alteração no figado passei 2 meses fazendo tratamento bebi neste natal será que o tratamento não valeu?

    • Que Droga disse:

      Para avaliar o resultado do tratamento, novos exames de fígado serão necessários. Peça para o seu médico.

    • Giuliano disse:

      Um dia um médico me disse que só nos preocuparemos com a saúde quando ele realmente estiver comprometida, mas daí é TARDE, cirrose NÃO TEM CURA, só com transplante e VOCÊ ainda insiste em beber, toda bebida alcoólica deveria vir no rótulo um figado cirrótico.

  • Alda disse:

    Olá!Estou cada cada vês mais desesperada com o meu grave problema com o alcool e cada vês são menos ou nenhuns os momentos sóbrios.Já fui aos AA mas,quando me viram entrar completamente embriagada e com uma barriga enorme apesar dos 6 meses que parece que vai rebentar a qualquer momento correram comigo.Foi o pior que me podiam ter feito,nesse dia tentei acabar com tudo com alcool e caixas e caixas de comprimidos.Quando dei por mim estava no hospital.Nesse dia fizeram-me uma lavagem ao estomago,fiquei lá um dia e nem quiseram saber se tinha quem cuidace de mim devido ao meu estado e mandaram-me embora exatamente como os dos AA.Estou mesmo desesperada e um dia acabo com tudo de vêz,pego numa pistola e acabou,já que ninguem se priocupa mesmo comigo.Nem mesmo os vizinhos que sabem do meu problema e de tudo o que me tem acontecido me ajudam,aínda fazem pior deixam-me sacas e sacas com alcool à porta da minha casa.Devem mesmo querer ver-me morta.SOCORRO

    • Que Droga disse:

      falta de profissionalismo neste AA e no hospital!

      Mas tente você também cuidar de você, pois você precisa estar bem para que as relações com as pessoas à sua volta sejam harmoniosas.

      Existem outros grupos de ajuda, procure outras pessoas para tentar sair desta.

      Boa sorte!

    • Vanusa disse:

      Olá Alda De que lugar vc mora?Como vc está? Me indentifiquei um pouco com vc.Estou tendo problemas também com o alcool,pelo menos 2 ou 1 vez por semana tomo cerveja,só que bebo muito ,já teve dias de eu beber a semana inteira.Perdi meu penultimo emprego.Pedi as contas do atual emprego que eu trabalhava,porque não tinha mais desculpa pra dar a minha chefe.Agora toda vez que eu bebo eu tenho apagões.Até evito de sair por causa disso,bebo em casa.Mas quero parar ,mas não consigo rogo pelas orções de vcs .Obrigado

      • Carmelita disse:

        Vanusa amada.Voce vai melhorar com certeza.Sinta-se liberta do alcoocol,sabe por que?Porque vc tem vomtade de parar.Eu neste momento peço ao bom Deus que cuide de vc e da ADA.Voces são muito preciosas para o Senhor Jesus.Tenho certeza que voces duas terão Vitória nesta fraqueza.Pois o Poder de DEUS é maior que uma latinha de cerveja.Basta vcs quererem e crer.Amém,DEUS as abençoe ricamente.

  • Alessandra disse:

    Oh Alda, de onde vc é menina?
    Qual cidade vc mora? Meu Bom Deus, isso não pode continuar assim, vc não pode viver sozinha e abandonada desse jeito!!!!

  • Leonardo disse:

    Se uma pessoa começa a beber constantemente, em quanto tempo ela pode adquirir o vício?

    • Que Droga disse:

      Depende do que você chama ‘constantemente’. Fins de semana, ou todo dia?

    • Giuliano disse:

      Por experiência de vida, não importa o quanto você bebe, e sim, seus comportamentos, se você bebe porque não consegue deixar de beber, se você bebe pra querer fica bêbado, se você não consegue numa festa deixar de beber, se você sente-se culpado por beber, entre outros, independentemente pela quantidade, você está viciado.

  • RuanShiraishi disse:

    Ola Gnt … Entao Po.. que complicado a Alda se ainda visitar esse site,Anota meu email quero lhe ajudar,pois tmb ja bebi mto,ainda bebo,mas to com um sistema que me faz beber menos …
    Entao.. a todos ae..
    – nao julguem ngm pelos seus vicios,na Boa msm… Seria bom msm que vcs ajudassem …
    Ja fui chamado de alcoolatra,isso Dói…
    Deus Nunca ira Nos abandonar
    email = ruanshiraishi@hotmail.com

  • Thayla disse:

    Olá, muito bom o texto. Então, sai pra beber ontem, nada de exageros, mas daqui uma semana farei uma cirurgia. Gostaria de saber se pode interferir na anestesia? ou se por fazer uma semana e o alcool ja ter sido eliminado não influirá em nada?
    Obrigada.

  • stephani disse:

    o alcool e muito perigoso gente
    toma muito cuidado isso pode matar…

  • Marcos Senna disse:

    Tenho 1,78m, peso 95 quilos. Sou Branco, raça alemã, bebo destilados a pelo menos 6 anos, umas 4 vezes por semana, média de 01 litro de destilado por semana. Queria saber se há como ter alguma informação sobre quanto tempo leva para afetar o meu fígado, ou seja, eu bebo 4 vezes por semana, cerca de 1 litro de destilado. Eu como bem. Durmo bem. Assim superficialmente falando, há como saber quanto tempo leva para fazer realmente efeito sério no fígado?

    • Que Droga disse:

      O fígado tem um grande poder de regeneração, mas ele não pode sofrer lesões constantes.

      Para avaliar o dano atual, peça para um médico exames completos de sangue que demonstrem o estado do seu fígado. São exames de sangue comuns, qualquer laboratório faz.

    • Giuliano disse:

      Se você beber em torno de 80 gramas por semana de álcool, você pode em torno de 10 a 12 anos ter cirrose, você PODE TER, não quer dizer que você vai ter, bebendo 1 litro de vodka, você está ingerindo 1000.0,4 = 400ml de álcool, transformando em gramas, 400.0,8 = 320 gramas, ou seja, seu caso é de se pensar.

  • W.C disse:

    Olá, tenho 37 anos e bebo desde os 20. Fico sem beber um ano mais ou menos, mas fico muito estressado e qualquer briga com a minha companheira me leva a beber. Me disseram que isso é uma doença e que tem cura, é um um disturbio. Verdade?

    • Que Droga disse:

      Dependência do álcool não tem cura. Você vai ficar sempre tendo que evitar a bebida. Outra coisa é que álcool ou drogas não podem ser usados para fugir ou solucionar problemas. Veja nas ‘perguntas frequentes’.

  • ana disse:

    ola tenho 18 anos começei a namorar com um homem de 33 anos ele bebia finais de semana mais ele era fraco para bebida e ficava muito alteraldo.viz a seguinte opinião a ele ou eu ou a cerveja ele escolheu a namorar hoje tem 9 meses que ele parou.Mais eu gostaria de saber se ainda existe alcool no organismo dele? e quanto tempo leva para o psicologico de uma pessoa a passar a fase de recaida.

    • Que Droga disse:

      Em alguns dias o organismo já está totalmente limpo de álcool. Mas, se a pessoa é considerada dependente do álcool, provavelmente vai ter que se esforçar para não recair pelo resto da vida, devido à dependência psicológica. Portanto, nenhuma dose, nunca mais. Mas, no caso dele, como só bebia nos finais de semana, não podemos dizer que seja dependente de álcool. Não sei o quanto ele bebia e os transtornos que a bebida causava a ele e à família. Mas se ele está cumprindo a promessa de não usar mais, e se ele escolheu você, então é isso que importa!

  • Eduardo disse:

    Os “tremores” não significam necessariamente que a pessoa seja dependente do álcool. São comentários como esses que fazem a vida de quem sofre do distúrbio ‘Tremor Essencial’ um verdadeiro inferno social.

  • claudynha disse:

    Descobri q meu marido usa cocaina a 6 anos junto com alcool, de inicio era de vez em quando, mais de 2 meses pra ca ele usa todos os dias, nao estou conseguindo aceitar todas as mentiras e sofrimentos, faz 2 dias q nao cheira cocaina mas nao parou de beber, como faço pra ajudar ele e me ajudar.

  • carneiro disse:

    Olá,

    Bebo desde dos 14 anos hj tenho 31, estou começando a perder as pessoas q eu gosto por conta das minhas atitudes qd bebo além da conta. Sei q o q preciso é parar, mas é dificil, sinto a necessidade de beber,para ser feliz,sinto-me incompleto sem o alcool, mas quero muito ferramentas e caminhos para eu melhorar.Começo por ond???

  • Arthur disse:

    Bebia quase todo dia, eu ja notei que devo parar com isso urgente e no caso,agora, to bebendo no maximo 3 vezes por semana e só cerveja! O problema que eu fico suado atoa e sei que é pelo alcool, faço exercicio todo dia! Mas queria parar de vez de suar, existe algum tempo que tenha que ficar sem cerveja para parar de suar atoa? Consigo ficar alguns dias sem beber numa boa mas não é facil e não quero parar, apenas diminuir e isso ja fiz só não paro de suar atoa!

  • rafa disse:

    Parei de beber e comecei a ter convulçoes,depois fiz exames e se constatou que eu tinha cirstisicose,tomo remedios fortes,sera que um dia isto vai passar de vez?

    • Que Droga disse:

      Sim, algumas pessoas podem parar de tomar os medicamentos depois de algum tempo.

    • Giuliano disse:

      Você não quis dizer cisticercose, essa doença não tem haver com o fígado e sim com uma doença causada pela fezes de uma pessoa infectada com tênia, está doença é muito perigosa e difícil de ser tratada, você provavelmente comeu alguma salada ou frutas mal lavada. CUIDE-SE

  • moraes disse:

    a primeira impressao sobre o site é que ele faz apologia a droga.so cai a ficha e o preconceito depois que voce o conhece e entende melhor.
    vou procurar entender o usuario de drogas atraves de voces.compreensao é preciso. obrigada

  • Jorge disse:

    Uma pessoa que bebe 3 veces a la semana, media garrafa de whiski,
    em quanto tempo ela pode tornarse alcoolatra? ou qual o tempo de uma pessoa tornarse alcoolatra ?

  • Luciano disse:

    Gostaria se existe o alcoolatra de finais de semana? sou chamado de alcoolatra pelos meus familiares simplesmente por beber praticamente todos os finais de semana, não vou mentir tento sair sem beber mais não consigo o desejo e maior de beber. Adorei o conteudo do site parabéns.

    • Que Droga disse:

      Para ser alcoólatra é preciso beber todos os dias, e sentir a necessidade física do álcool pela manhã. Talvez você esteja envolvido em atividades que levem ao uso da bebida. E se fizer uma coisa completamente diferente no fim de semana…

  • dacio disse:

    Prezados.

    Tenho 36 anos, e sou bebedor pesado há cerca de 20 anos. Há algum tempo, perdi completamente o controle. Consigo ficar alguns dias sem beber, sem problemas. Juro, não sinto falta. Mas quando bebo, bebo tanto que me transformo, faço coisas que jamais faria, minto demais, tenho amnésia. Isso é um estágio do alcoolismo? Do que se trata exatamente?

    • Que Droga disse:

      Isto não é necessariamente alcoolismo, e sim descontrole e compulsão. Mas como você sabe, pode trazer problemas para você e pessoas ao redor. É preciso encontrar formas de controlar isso, se não conseguir colocar um limite em você, quando começar a beber, para tomar apenas o que seja socialmente aceitável, então terá que parar totalmente mesmo.

  • ga disse:

    esse site me ajudou muito brigadao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Beatriz disse:

    Estou fazendo uma pesquisa sobre alcoolismo e adoreii o conteúdo.

  • ismael disse:

    ola tenho 35 anos e bebi muito desde os 14,muito mesmo,nos ultimos 10 anos bebia praticamente todos os dias de 5 a 10 doses de cachaça,finalmente reconheci que estava totalmente dependente,porem a 2 meses não coloco uma gota de alcool na boca,porque enfim,percebi que não viveria muito,não tenho mais vontade de beber,graças a Deus,será que mesmo sem beber,apesar de beber muito durante anos,tem algum risco de eu ter algum problema hepatico?

  • andre disse:

    adorai o vosso site foi o melhor site que eu ja vi

    PARABENS!!!!!!!!!!

  • Bruno disse:

    Por favor me ajudem!
    Tenho um amigo que nunca usou drogas e nem álcool, mas de um tempo pra cá, em menos de 1 mês ele começou a beber muito e a usar maconha e/ou cocaína todas as manhãs.
    Se ele continuar assim todos os dias, quanto tempo ele terá de vida mais ou menos?
    Me ajudem por favor!!!!!!!!

  • ola , tb sou como tu josefina … mas com uma pekena diferença , eu já fiquei seca como um bacalhau por causa de beber mt alcool e fiz uma desentoxicação e logo aseguir fumei uma ganza e depois apanhei uma bezana

  • bia disse:

    o meu avo tb morreu por causa de bebidas saudades foi a unica coisa que elle deichou para tras e aquie comigo!

  • Nasasu Mesgo Zodrope. disse:

    Saudações! Deixei de beber alcool e fumar cigarros ao mesmo tempo, no mesmo dia isso aconteceu a 06 anos, fui escrava do vicio durante 18 anos muito sofrimento, e dor! Consegui! Hoje sou a mulher mais feliz do mundo! Leitor pare com qualquer vicio vale a pena! Que DEUS nos abençoe!!

  • andre sp disse:

    Ola eu tenho costume de todo dia tomar dois copos de vodk com coca e umas duas latinhas de cerveja ja tem uma tempo de uns 6 meses que faco isso e pratico ciclismo sera que faz mal

  • eu disse:

    ai amigo deixa te perguntar, o alcool pode causar amnesia permamente ?? Exemplo, um colega meu bebeu 1 litro de vodka inteiro ao longo da noite, eu ja fiz isso tbm mas ele eh fraco pra beber, o foda eh q ele pegou uma mina e no outro dia enquanto conversava com ele ele jurou pra mim q nao lembrava disso… disse q soh se lembrava do q tinha acotnecido ate uma certa aprte da noite, o resto nao se lembra mais, soh q ele nem entrou em coma alcoolico nem nd, soh vomitou msm, tava bem bebado, mas isso faz dois anos e ate hj ele jura q nao lembra de ter pego a tal mina, q eh amiga da minha namo, entao eu queria saber se isso pode acotnecer, msm dps de dois anos ele ano se lembrar msm do q aconteceu dps de um certo momento da festa e tbm qual a quantidade de alcool q ele precisa consumir pra ter esses apagões definitivos ??? eh que sei la, nem coma alcoolico sabe ? soh vomitou passou mal, to quase achando q eh lorota dele, ja bebi mt mais do q ele, ja entrei em coma alcoolico tbm, mas em geral me dava pequenos apagões e com dificuldade eu me elmbrava das coisas, enfim, esquecia de detalhes mas nao me esquecia de tudo oq aconteceu na noite passada

    • Que Droga disse:

      A bebida pode causar perda de memória sim! Na verdade ele não estava registrando o que estava acontecendo devido ao efeito do álcool, portanto creio que ele nunca vai se lembrar mesmo disso que aconteceu. Este efeito varia de pessoa para pessoa, e de acordo com a quantidade de bebida.

  • Ana disse:

    Ola, eu gosto de bebe!da ultima vez bebi anto na boate que fui embora carregada, pois vomitei e desmaiei. Mas penso assim fui errada por bebr tanto, mas nao parei de bebe por conta disso. Agora penso posso beber, mais uma quantidade que sei que nao ficarei como fiquei a ultima vez que bebi. Por beber um pouco é divertido, principalmente para quem é bem feichado, a pessoa fica mais alegre. Entao dica: bEBER SEM CAIR!KKKk(brincadeira)gente beber com muita moderaçao!bjuuu fui

  • karen disse:

    oie tomei meio comprimido d ectasy ontem i vou fazer uma cirugia d protese d silicone daki 2 dias será q corro risco d dar alguma complicacção na cirugia?será q o ectasy já saiu do sangue m disseram q tomar leite i agua ajuda a sair do sangue porr favor m ajudaaa

  • resaqueado disse:

    porq toda vez que bebo cervejá minha cabeça parece que vai esprodir de tanta dor e causa vomito…
    séra que tenho problema de rins!!!

  • Tatiana Pita disse:

    Bom Dia! preciso de orientação meu filho só bebe final de semana, as vezes passa mal por excesso que devo fazer p/passar o mal estar e vômito sinto-me impotente qdo isso acontece.

    • Que Droga disse:

      Olá Tatiana. Não há muito o que fazer, a não ser beber muito líquido, se alimentar bem e pensar melhor na quantidade que bebe, para da próxima vez não sofrer estas consequências novamente. Mas não fique passando a mão na cabeça dele, ele precisa aprender que o ideal é beber moderação. A bebida em excesso pode causar danos ao fígado e estômago. Se o mal estar persistir, procure um médico.

  • Isah disse:

    Olá gostei muitoo desse site ele me ajudou a compreender muito mais sobre este assunto tão importante tenho apenas 13 anos e ele me ajudou com um trabalho do clube de desbravadores…estou muito grata…Beijoss
    isaa

  • ola boa noite a todos sou alcolatra e quero parara de beber conto com a ajuda de alguem aqui agradeço desde de ja!!

    • Que Droga disse:

      Ola Valter, procure a pagina ‘onde procurar ajuda’ no menu ao lado.

    • Giuliano disse:

      Antes de qualquer ajuda, você precisa saber que beber é prejudicial a você e que a sensação de euforia é passageira, porém, o dano pode ser irreversível, e está consciência é sua, NINGUÉM poderá faze-lo parar de beber, VOCÊ é responsável pelos seus atos, e você a qualquer momento pode atropelar ou morrer dirigindo alcoolizado, bebia muito, perdi um amigo no volante.
      EU tive está consciência, e acho que como no cigarro, as bebidas alcoólicas deveriam estampar um fígado cirrótico nas embalagens, e cirrose NÃO TEM CURA, somente com transplante, SE CUIDE, a vida é SUA, trate bem seu corpo, não seja egoísta. Eu comecei a malhar e ganhar saúde, me sinto bem melhor e hoje não sinto a necessidade de ingerir qualquer bebida alcoólica.

  • amanda disse:

    esqueceram de dizer que se a pessoa bebe bebidas alcoólicas misturadas ou somente a cerveja pode perder o controle e agredir qualquer pessoa até mesmo de sua família

  • Marcos Paulo disse:

    Quero para com o álcool, não costumo beber, mais se bebo é com excesso, que assim por diante me faz procurar outras drogas, como cocaina e craque.
    Não costumo fazer isso diariamente,é a cada tres meses ou menos, mais isso ja me incomoda muito. quero parar com uma pra eliminar as outras so não sei como, hoje falo q não quero mais passa os meses e eu tem recaida

  • Julius disse:

    Não estou mais afim de beber, pois toda vida que bebo e excedo os limites me dá um ressaca desgraçada, vomito e passo o dia com mal estar e ainda não lembro de quando tava bêbado. aff

  • S. K. disse:

    GOSTARIA DE SABER SE ESTE TIPO DE DROGA PODE SER SUBSTITUÍDO POR ALGUM OUTRO..

  • nicolau disse:

    pra vermos..como as coisas saun….o alcool é a pior droga ke existe..destroi familias..mata muito no transito brasileiro…e mais é legalizada..disso vc num ve ninguem criticando..ou fazendo campanha..igual pra derruba o cigarro..ke é outra droga…legalizada…e ainda tem gente..ke so fala mal de maconheiro….eu ja usei varias drogas na minha vida..nem por isso tenho cara de viciado…ou aparencia destruida…as unicas drogas ..ke nunca experimentei..foi crack..e alcool..ja degustei alcool..mas eu axo um lixo..igual td ke tem por ai..nada contra se vc faz o uso mas pensa sobre isso…ele mata muito mais ke kualker droga..se vc gosto ou naun do meu comentario meu email é jefferson.karmadog@hotmail.com mas essa é a verdade..sobre essa substancia..pra mim é um lixo..ke cedo ou tarde vai destrui uma familia..e vai tira a moral da pessoa ke i fundo nessa droga…….

  • Danilo disse:

    Tomar bebidas alcolicas com remedios tarja preta(diazepam),existe algum problema?

    • Giuliano disse:

      CLARO QUE TEM, minha mãe tem cirrose hoje, devido aos altos consumo de remédios tarja preta, e eu sempre disse a ela a não usar, além das cervejas. Esses remédios são um PERIGO para o fígado altamente tóxico, tanto quanto famosos anabolizantes, parece brincadeira mais não é.

  • Flávia disse:

    Olá bebi sexta dia 26 misturei Ice e dps vodka com energético não fiquei bêbada mas passei mto mal com vômito e dor abdominal no sábado fiquei com desconforto abdominal e diarréia e um sentimento de ansiedade que não me deixa dormir. Hoje continuo com o desconforto mas com a sensação de que a diarréia continuará. Esses sintomas podem ser característicos de gordura no fígado ou tenho rejeição à álcool? o que faço? qual médico procurar?

    • Que Droga disse:

      Olá Flávia. Talvez você tenha comido alguma coisa que não te fez bem, e está achando que é só o álcool. Se sente desconforto no estômago persistente, então procure um gastroenterologista.

  • marcelo disse:

    quero parar de beber

  • regina disse:

    Olá, meu marido é consumidor pesado de bebidas destiladas a preferencial é (vodca) ele já consome a mais de trinta anos, (hoje ele esta com 46 anos) e todos os dias de sua existência,percebo q alguns sintomas vem aparecendo aos poucos entre eles aumento da pressão arterial. Ele não aceita nenhuma sugestão e não gosta de comentários sobre o consumo excessivo. O que devo fazer para ajuda-lo e me ajudar tmb?
    Grata.

    • Que Droga disse:

      Olá Regina. É preciso saber o que você chama de ‘consumidor pesado’, e se isto está causando outros problemas, além dos de saúde, como problemas familiares, ou no trabalho. Se o consumo for muito alto, se ele for considerado alcoólota, e se os problemas forem mesmo sérios, ele tem que parar totalmente. E as vezes só uma sugestão não basta, é preciso usar pressão mesmo, obrigar a ir ao médico, fazer exame de sangue, etc.

  • julio disse:

    ola tomo remédio, diazepãm e ametripitilina seu ficar 24 horas sem tomar remédio pode causar algumal ingerir babida alcólica?
    apos 24horas do uso do diazepám e ametripilina pode consumir bebida acólica?

  • NELSON CARLOS FREIRE disse:

    olá tomo bebidas alcoolicas principalmente bebidas quentes vodca, cachaça,RON. E qaundo eu bebo um dia quero beber 5 ou 6 dias mais faço minha refeições alomoço e janto difícil tomo café da manhã qd estou bebendo. às vezes qd adoeço fico com mal estar e vomitando só volto a alimentar-se bem no dia seguinte. Aí para de beber de 10 a 15 dias e lembrando pratico exercícios físicos será se estou viciado?

  • gilsonbl@hotmail.com disse:

    ola pessoal

    alguem sabe me responder quanto tempo de abstinencia eh necessario para o figado se recuperar totalmente da esteatose(gordura no figado). Procuro uma resposta o mais seria e profissional possivel.
    Obrigado.

  • Tulin disse:

    Eu n entendo pq o alcool é liberado,e a maconha não,alguem sabe me explicar certinho ai???

  • marcio cosme disse:

    Oi amigos

    podem me dizer quanto tempo sem beber, ‘e necessario para o figado se recuperar de uma esteatose(gordura no figado). ouvi dizer 8 semanas, mas nao sei se para comecar a melhorar ou se em 8 semanas o figado esta totalmente recuperado.

  • tive hepatite a quanto tempo tenho que ficar sembebe fiquei 2 meses e bebi ser aque vai dar poblema abrigadu

    • Que Droga disse:

      Depende da quantidade, do tipo de bebida, e de quão séria foi sua hepatite. Consulte um médico para ver isso em detalhes, e basta fazer um exame de sangue para verificar a atividade do fígado.

  • Mayk disse:

    Berber e ficar tomando aguá divez enguando faz bem? Algumas pessoas dizem q da cirrose.

  • LcSil disse:

    Uma taça de vinho tinto diariamente é prejudicial à saúde?

    • Que Droga disse:

      Não, existem estudos que indicam que uma taça de vinho por dia faz bem a saúde, beneficiando a mente, o coração, peso, sistema imune, ossos, e níveis de açúcar. Mas um estudo indica também que isto pode aumentar as chances de câncer de boca e garganta.

  • vania disse:

    meu marido toma cerveja todos os dias,de manha,a tarde e a noite.ele ja é considerado um alcooletra?quai os males para a saude dele?aguardo resp obrigada

    • Que Droga disse:

      Talvez seja alcoolatra sim. Se ele não beber pela manhã, como ele fica? Se ele se sentir mal, é acoolismo. Este vício é um dos mais diíceis de se tratar. Os problemas estão listados no texto acima.

  • Dener disse:

    Ola eu tenho 17 anos e todo final de semana bebo 2 copos de pinga isso pode me prejudicar ? e eu bebo muita agua o dia todo com um copo cheio de agua do meu lado isso pode ajudar na regeneração do figado ? obrigado !

    • Que Droga disse:

      A água serve para hidratar e evitar a ressaca, mas ela não garante que seu fígado estará protegido. Para proteger o fígado, evite muita frequência e grandes quantidades.

  • Guilherme disse:

    estava tomando Plurair faziam 3 meses, parei antes de ontem, gostaria de saber depois de quantos dias eu posso beber uma cervejinha ?

  • maria disse:

    Tem momentos que fico super preocupada. Só bebo socialmente, mas tem dias que bebo e esqueço totalmente o que fiz. E o pior, saio do bar dirigindo e depois não tenho a menor idéia como cheguei em casa. Aconteceu isso essa semana e fiquei super mal, lembro de sair do bar, pegar o carro, deveria ser umas 16h30, depois acordei as 23h30, sem ter a menor idéia como cheguei em casa e fui para a cama. Ainda descobri que liguei para um amigo as 17h30 (olhei no celular) e não tenho a mínima ideia se falei com ele ou não. Isso pode ser considerado alcoolismo? Como evitar?

    • Que Droga disse:

      Talvez não seja alcoolismo, mas certamente é abuso. Parece que está perdendo o controle da quantidade que bebe, e muito álcool causa amnésia, e acaba te levando a fazer coisas que você não faria sóbria.

      • maria disse:

        Obrigada pela resposta, gostaria de saber como consegui chegar em casa sem causar nenhum acidente? Como posso ter agido como se estivesse sóbria e não lembrar de nada?

  • LUIZ disse:

    ola, pessoal quando a pessoa para de beber quando tempo leva para c acostumar, e não mais sentir vontade de beber,obrigado.

  • maria disse:

    meu marido é um alcolotra, bebe sempre não aceita que eu diga que ele é alcolotra, não quer ajuda, eu o amo, qdo esta sobrio é otimo, mas qdo bebe torna-se chato, irritado,as vezes ate violento, quero sair disto mas não consigo, estou sofrende demais.
    se eu colocar remedo na comida do meu marido para parar de beber(escondido) Esta errado, é perigoso?

  • Meu pai bebe muito mesmo e sofro à muito tempo.
    Percebi que ficar bebado não é bom,você pode pegar um câncer,entre outras doenças fatais,por isso,vamos evitar a bebida e támbem outras drogas.

  • naira disse:

    estou gravida e fui na balada e bebi um pouco de ice isso pode fazer mal ao meu bebe

    • Que Droga disse:

      Depende da quantidade e do período da gestação que está. Os primeiros 3 meses são mais complicados. E grandes quantidades de álcool, com frequência, podem trazer problemas. Alguns obstetras dizem que uma ou duas long necks não causarão problemas se usadas esporadicamente, mas como não existem pesquisas conclusivas no assunto, outros dizem que não se deve beber nada. Mas como você já bebeu, consulte seu médico e conte tudo o que aconteceu. Talvez uma conversa sincera te tranquilize.

  • Gabriela disse:

    Olá! Tenho 27 anos e sou casada fazem 10 anos e tenho 2 filhas com um homem de 40 anos.
    Meu marido sempre bebeu desde os 7 anos de idade e vem de uma família que os exageros com álcool são considerados normais. Como exemplo a irmã dele que bebe em média 2 litros de cachaça por dia e a família inssiste em dizer que ela não é alcoólatra. Foi uma cultura que descobri somente deposi de 2 anos de casada infelizmente e não concordo.
    Meu marido costumava beber cerveja aos fins de semana e agora está afastado do trabalho e tem bebido todos os dias. Cerveja e outras bebeidas mais fortes.
    Aos finais de semana e bebe bastante, as vezes me agride verbalmente e nos separamos por 5 vezes.
    Preciso de orientação sobre isto, porque cheguei a agredir o meu marido fisicamente por estas ofensas e também já discuti com quase toda a família por esta questão.
    Tenho meu casamento por um fio e só não me separei ainda por amor.
    Trabalho, chego tarde, cuido de minhas filhas e não consigo mais encontrar equilíbrio para tolerar esta situação de bebedeira e falta de relacionamento íntimo também. porque ele bebe tabto, que não consegue se manter acordadeo para mantermos relacionamento íntimo a noite enquanto as crianças dormem.

    Me ajude por favor!!! O que posso fazer? Onde posso procurar ajuda para mim, já que ele não aceita o fato que precisa de3 ajuda para se livara deste vício.

    Até breve.

    Gabriela.

  • Bruno disse:

    Antes eu bebia em excesso e nao acontecia nada no outro dia, ai tomei uns anabolizantes via oral e agora toda vez que bebo no outro dia fico vomitando o dia inteiro, será que pode ter alguma relação com um possivel problema no fígado ? Como saber ????

  • Anderson disse:

    Sobre Gama GT…

    “… limite superior das taxas de gama-GT no sujeito normal é de 36 UI/litro no homem e de 24 UI/litro na mulher. Em regra, os valores descem para metade com duas semanas de abstinência e atingem o seu valor normal após 6 a 8 semanas de abstinência. No entanto, casos há em que a diminuição das taxas é retardada ou incompleta, nomeadamente quando o paciente sofre de cirrose ou hepatite alcoólica. ”
    Fonte: http://www.psicoastro.com/estudos/alcoolismo-exames-biologicos

    Fiz o exame Gama GT para um concurso, geralmente em bebo 3 latinhas de cerveja por mês (jantares), tomo 2 doses de whisky a cada 7 meses (casamentos) e 1 taça de vinho a cada 3 meses (jantar). O resultado do Gama GT foi 27 U/L.

  • marcelo disse:

    eu tenho 14 anos bebi e depois de 4 dias ainda me sinto ruim. oque sera

Os comentários estão desabilitados no momento devido à falta de doações.

Achou o conteúdo deste site útil? Colabore fazendo uma doação de qualquer valor.


Todo o conteúdo deste site é fornecido apenas para informações gerais. Consulte sempre seu médico. Leia a página Sobre este Site.

© 2018 Que Droga - Informações e esclarecimentos - Produzido usando WordPress e canetinhas Stabilo point 88 - Textos (RSS) e Comentários (RSS).